Além da vegetação típica, os animais também são afetados pela urbanização. Até por isso, muitas espécies precisam se adaptar às mudanças no ambiente, como a perda de habitats naturais, a poluição, o trânsito e o convívio com os humanos.
Felizmente, nós, humanos, podemos fazer a diferença e tornar nossas cidades mais amigáveis para os animais. Um exemplo disso é a “patadreste” feita na cidade de União dos Palmares (AL), uma alusão à faixa de pedestres, mas com um grande diferencial: é pintada com formato de patas para a travessia dos animais.
Implementada a princípio pela Superintendência Municipal de Transportes, a ação visa muito mais que uma adaptação, ela tem por objetivo reduzir o risco de atropelamento, especialmente dos cachorros.
Isso se dá, pois atua também como um alerta aos condutores de veículos para a presença constante de animais no local. Os desenhos são pintados em amarelo com gravuras que simulam pegadas. O município pretende pintar mais faixas em outros locais, como próximas a pet shops.
Direitos animais: Como essas alterações na cidade podem ajudar na causa animal?
Essa e outras intervenções em espaços urbanos visam promover o bem-estar animal. Além do caso citado, que visa garantir vias seguras para os animais se locomoverem, evitando atropelamentos e acidentes, existem várias iniciativas similares a essa e que tem efeitos práticos no dia a dia dos animais, especialmente os selvagens ou domesticados em situação de rua, como:
– Criar parques e áreas verdes que ofereçam abrigo, alimento e lazer;
– Criar espaços públicos inclusivos que permitam a convivência;
– Passagens verdes para os animais silvestres nas rodovias;
– Diminuição do limite de velocidade nos trechos das rodovias onde os animais costumam atravessar;
– Estimular a adoção responsável de animais e evitar o abandono nas ruas.
Essas ações trazem benefícios para todos.
SOBRE O INSTITUTO ABOLICIONISTA ANIMAL (IAA)
O Instituto Abolicionista Animal (IAA), fundado em agosto de 2006, é uma associação civil sem fins lucrativos dedicada à abolição de todas as formas de escravidão animal. Criado por um grupo de juristas, acadêmicos e ativistas, o IAA tem como missão impulsionar pesquisas e estudos no campo do direito animal e da filosofia dos direitos animais.
A associação é reconhecida por promover debates acadêmicos e expandir o discurso jurídico em prol dos animais não-humanos, influenciando programas de pós-graduação em Direito no Brasil. Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de tudo